Beatles - biografia



A história dos Beatles começa em 1956. Em junho deste ano John Lennon cantava na banda "Quarrymen". Paul foi apresentado a John e convidado a entrar na banda. Depois de alguns meses, Paul apresentou seu grande amigo George Harrison a John, e ele também foi convidado a se juntar aos "Quarrymen".

Eles começaram as primeiras apresentações com o nome "The Nurk Twins". Fizeram sucesso, abandonaram a escola para se dedicar apenas a música. Fizeram as primeiras apresentações em programas de calouros na TV com o nome "Johnny and The Moondogs". Paul convidou o baterista Pete Best para se juntar ao grupo, agora com o nome de "Silver Beatles". Ringo Starr foi convidado apenas temporariamente para substituir Pete Best. O grupo começou as gravações em Hamburgo. Os integrantes, na ocasião, eram: John, Paul, George, Stu Sutcliffe e Ringo . Na mesma época a namorada de Stu Sutcliffe bolou o novo penteado da banda. John, Paul, George e Ringo voltam para Liverpool. Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo. Pete Best volta a ocupar o posto de baterista.


THE BEATLES E A ENTRADA DE RINGO STARR
Em 1961 John Lennon muda o nome da banda para The Beatles. O grupoassina contrato com o novo empresário da banda: Brian Epstein. Em 1962 os Beatles foram contratados pela EMI. John, Paul, George e Brian ficam insatisfeitos com o baterista Pete Best e chamam Ringo Starr para seu lugar.



COMEÇAM OS "PRIMEIROS LUGARES"
"Love Me Do" alcança o primeiro lugar em várias listas de sucessos e fica entre os mais vendidos da Inglaterra. Em 1963 e gravado "Please Please Me" , que alcança o primeiro lugar na Inglaterra. "From Me To You" e "She Loves You" também alcançam o primeiro lugar.


COMEÇA A BEATLEMANIA
É gravado "With The Beatles". John Lennon e Paul McCartney são eleitos os melhores compositores do ano de 1963 . O sucesso faz serem esgotados todos os discos da banda. Aumenta o número de shows e as músicas são tocadas a cada minuto em todas as rádios e programas de tv. Em 1964 os EUA se rendem aos Beatles. O grupo se apresentou no programa de TV de Ed Sullivan.


Os Beatles gravam o primeiro filme "A Hard Day's Night" com enorme sucesso. Em 1965 eles filmam "Help!", na Inglaterra e Bahamas. É lançado O LP "Help!". No final de 1965 foi lançado o LP "Rubber Soul", iniciando uma fase mais instrumental do grupo. Em 1966 foi a vez do LP "Revolver".


PRIMEIRAS CRÍTICAS
John, Paul, George e Ringo não estavam gostando do desempenho dos Beatles nos shows. Além disso estavam cansados dos gritos e berros das fãs, e de ameaças até de morte. Resolveram que fariam o último show nos Estados Unidos, no estádio Candlestick Park. Surge o boato de que Paul McCartney morreu com a cabeça decepada em um acidente de carro. George Harrison viaja para a Índia. Lá ele aprende a tocar citara. John Lennon é odiado pelo público por dizer que era mais conhecido que Jesus Cristo. Discos dos Beatles são queimados em praça pública. A imprensa diz que seria o fim dos Beatles e os bombardeiam de criticas.


A VOLTA AO SUCESSO COM SGT PEPPERS LONELY HEARTS CLUB BAND
Em 1967 Os Beatles gravam "Sgt. Peppers Lonely Heart's Club Band". O disco marcou com alto estilo a volta da banda e foi considerado o melhor disco dos Beatles. O empresário Brian Epstein, é encontrado morto em sua casa por uma overdose de drogas. Os Beatles resolvem que comandariam seus próprios negócios. Ainda em 1967 lançam "Magical Mistery Tour". O disco foi um fracasso de vendas. Em 1968 gravaram o "Álbum Branco".


O GRUPO COMEÇA A ACABAR
Ringo Starr estava se sentido inferior e querendo abandonar a banda. Paul casa-se com Linda e John casa-se com Yoko, que torna-se "o quinto Beatle". Em 1969 "Abbey Road" é gravado em meio a insatisfação. Crises nas finanças, a presença de Yoko nos ensaios, as brigas entre os próprios Beatles, principalmente entre Paul, John e George tiveram um final trágico. Em 1970 Paul anuncia a sua saída dos Beatles. Vai à Justiça, é o fim dos Beatles. Ainda em 1970 foram aproveitadas algumas gravações e acabaram lançando o disco Let It Be.

Hey Jude - Beatles





Curiosidades

Os Beatles fizeram 294 apresentações no Cavern Club, entre dezembro de 1960 e agosto de 1963 .

Durante os cinco primeiros minutos da primeira apresentação dos Beatles no programa de tv americano "Ed Sullivan" em 1964, não houve assaltos nem homicídios nos Estados Unidos.

Os Beatles foram os primeiros a fazer video clips de suas músicas. Eles estavam cansados de tocar diversas vezes em programas de TV, então decidiram gravar as músicas em vídeo e distribuir para as TVs. Os 2 primeiros clips foram: Paperback Writer e Rain. George Harrison disse na série Anthology: "De certa forma, inventamos a MTV"

O disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro disco no mundo a vir com um encarte com fotos e letras das músicas.


Quem pensou no nome Beatles foi John Lennon.


Ringo é o Beatle mais velho, nasceu em 07/07/40.


George Harrison é o Beatle mais novo, nasceu em 25/02/43.


Ringo teve diversos problemas de saúde quando criança. Ficou em coma por várias semanas aos 6 anos de idade. Com 13 anos ele teve pleurisia.


Ringo foi o último integrante a se juntar aos Beatles. Ele foi bastante ofendido pelos fãns quando substituiu Pete Best na bateria dos Beatles. No seu primeiro show no Cavern Club (18 de Agosto de 1962), o público gritava sem parar: "queremos Pete".


Antes do nome "The Beatles", a banda teve vários outros nomes: "The Quarrymen", "The Rainbow", "Johnny & The Moondogs", "Long John & The Silver Beatles" e "The Silver Beatles". Nessa época com o nome "The Silver Beatles" eles usavam apelidos bem estranhos: John Lennon era chamado de "Johnny Silver", Paul McCartney era "Paul Ramon", George Harrison era chamado de "Carl Harrison" e Stu Sutcliffe era "Stu Stäel".


Os Beatles foram os primeiros a colocar trechos de trás para frente nas músicas, como em Strawberry Fields Forever, Blue Jay Way, Rain, Free As A Bird.


Quem criou os famosos cortes de cabelo dos Beatles foi Astrid Kirchner, namorada de Stu Sutcliffe.


Durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento) .

Após um show nas Filipinas foi marcado um jantar entre os Beatles e a primeira-dama desse país, mas os próprios Beatles não foram avisados. Com isso, ela ficou esperando por eles a toa no palácio. Ela se sentiu humilhada e no outro dia a caminho do aeroporto, os Beatles foram perseguidos por populares que tentavam linchá-los.


O disco mais vendido dos Beatles é a coletânea chamada "1" lançada no ano 2000, que contém as 27 músicas de maior sucesso dos Beatles. Entre os álbuns dos anos 60, o título de campeão de vendas fica com Abbey Road.

fonte:http://move.to/beatles

2 comentários:

Érik Perin disse...

Template muito bom, e bem produzido!
Conteúdo de primeira!
vlw!


http://www.h4ck3rik.blogspot.com/

Anônimo disse...

Boa biografia, ao retratar uma época onde a música era mais música. E claro os Beatles eram o maior referencial.

Abraços!